terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Adaptá-los ou se adaptar?

Olá mamães de outros pequenos, como está sendo a semana de seus pequenos na escola? O seu já é acostumado ou é a primeira vez?
Para mamães de primeira viajem e de segunda também, como é meu caso, um aviso: Quando seu segundo pequeno for à escola pela primeira vez, aquela sua insegurança, aquela ansiedade, a dúvida, o aperto no peito, a vontade de pegar no aconchego do colo e proteger, tudo aquilo que você sentiu a primeira vez, na segunda vai....acontecer de novo! Você mamãe agora experiente (de segunda viajem),vai sentir tudo de novo.
NÃAAAOOO não estou tentando te desanimar, mas sim eu senti tudo de novo, com a vantagem de ser menos intenso e desesperador, porque a mamãe aqui sabia exatamente o que fazer, textos de adaptação, palestras, dicas tudo foi ouvido e lido na primeira e na segunda vez, mas onde foi mesmo que eu deixei tudo que eu aprendi?! Porque na hora do vamos ver,esqueci tudinho,e lá estava o coração da mamãe gritando,e o dela minha Alice saltando também.
Não não era por mim,era pelo ambiente novo, era ansiedade de ir à escola, lugar esse que seu irmãozinho também adora e que na verdade no primeiro dia não deu nem bola para mamãe e papai, só queria conhecer a professora nova e reencontrar os coleguinhas. Imagina que mamãe levou até a porta da sala e nem beijo direito ele me deu, já a Alice respirou fundo ajeitou a roupa e o cabelo ( não ela não tem 16 anos, tem 3 aninhos apenas e faz isso), e entrou na sala com a professora como se o ambiente fosse dela, a mamãe?! Ah é, a mamãe parou na porta e...
- Tchau Alice, Aliceeee tchau, mamãe já esta indo tá?! mas logo ela volta pra te buscar (mania de falar na 3° pessoa com crianças), beijo!
Hum, eu era mais uma mãe que estava na porta, com algumas outras que as crianças também não choraram,e que agora nutria aquela pontinha bem pequeninha do sentimento, "ela nem ligou".
VOLTANDO À ADAPTAÇÃO: uma das frases que eu li entre todas as outras, e foi a que mais marcou e funcionou muito bem no meu caso.
"Se a criança chorar entregue-a para a professora dê tchau, transmita segurança que a ama e que a escola é muito bom pra ela. Se a criança não chorar não significa que ela não goste de você"  Portanto não se desespere, e deixe ela explorar seu novo mundinho.

Muito feliz com a independência do Arthur e a segurança da Alice ao enfrentar seu novo desafio, e não tem como, desde os primórdios da humanidade é assim, a mamãe sofre mais que eles mesmos.



Para mamães de primeira, segunda ou outras viagens.
E como sempre: Para meus pequeninos amados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário